
A engenharia civil é considerada uma das profissões mais antigas do mundo com mais de 5 mil anos. Ela vem transformando a sociedade desde as primeiras civilizações.
Responsável pelo projeto, construção e manutenção de obras, a engenharia civil tem um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade, tanto na execução de obras públicas como aquedutos, estradas, fortalezas e castelos como na construção de edifícios cada vez mais altos e tecnológicos.
Se você deseja entender um pouco mais sobre essa profissão e qual o seu papel na nossa sociedade, acompanhe!
Leia também: A engenharia de custo aplicada a engenharia civil.
O que é engenharia civil
Engenharia civil é a área da engenharia que projeta e constrói obras civis. Essas obras podem ser edifícios, casas, pontes, túneis, estradas, entre outras. É o engenheiro civil também o responsável pela concepção desses projetos, estudos preliminares, análises de viabilidade, manutenção e demais atividades relacionadas a essas obras.
Quem estuda engenharia civil aprende sobre assuntos como materiais de construção, geotecnia, hidráulica, mecânica dos sólidos, estruturas e gestão. Tudo isso para garantir a qualidade e segurança de tudo o que for projetar e construir.
Qual o papel da engenharia civil na sociedade?
Primeiramente, podemos afirmar que não existiria a sociedade como conhecemos hoje se não fosse a engenharia civil. É através dela que o progresso avança com o crescimento das cidades e conseguimos ficar mais perto uns dos outros através das estradas e aeroportos, por exemplo.
E não são só as pessoas que chegam em outros lugares, mas também os produtos, escoando pelos portos construídos litoral afora. Além disso, é o setor da construção civil um dos que mais emprega, sendo um pilar do desenvolvimento do país.
A existência das cidades só é possível por conta dessa profissão e seu foco é evitar problemas, desgastes e falhas nas construções para que possamos viver com segurança e tranquilidade. É a infraestrutura da engenharia civil a responsável por desenvolver soluções para melhorar a vida dos cidadãos.
O desenvolvimento urbano também faz parte do papel da engenharia civil, no projeto e execução de parques, espaços públicos e demais construções deste ambiente, criando cidades funcionais, seguras e sustentáveis.
A segurança e prevenção de desastres naturais é outro papel, desenvolvendo técnicas que aumentam a resistência das edificações e protegem a vida humana e o patrimônio em caso de eventos como terremotos, inundações e furacões.
A engenharia também está presente e impactando em diversos outros setores mesmo que não sejam executados por engenheiros civis. Temos como exemplo o projeto de automóveis, a distribuição de água e energia e até a fabricação de alimentos.
Como engenheiros podem impactar no mundo atual?
Construir infraestrutura é o que possibilita que outras necessidades humanas básicas aconteçam: saúde, educação, economia, tudo tem ligação.
Por isso a responsabilidade dos engenheiros é tão grande quando avaliam as condições do solo, projetam a estrutura e selecionam os materiais que serão utilizados nas obras. São cidadãos, pessoas, a sociedade como um todo que vai "consumir" aquele produto. Dessas obras irão surgir hospitais, escolas e universidades que precisarão ser fortes e duráveis para abrigar muita gente por muito tempo.
Dessa forma, é importante que se valorize a profissão do engenheiro, Aquele que estuda para trazer menos riscos para as edificações e qualidade de vida para as pessoas.
Pontuamos isso pois, muitas vezes, o cliente quer um trabalho de qualidade mas acaba trocando um engenheiro capacitado por um serviço mais barato, sem considerar todo o esforço e tempo de dedicação que o profissional dispensou para ter uma qualificação.
O que podemos esperar para o futuro?
A pandemia da Covid-19 teve grande impacto na indústria da construção civil. Foram diversas as empresas que tiveram que reduzir seus investimentos enquanto outras pararam totalmente suas atividades,
Agora, com a retomada da economia, o setor volta a avançar, tendo uma previsão de crescimento de 2,5% ainda esse ano, segundo o Informativo Econômico da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Isso tudo possibilita um avanço ainda maior da engenharia civil, porém, as empresas vão precisar se adaptar a algumas mudanças.
A tecnologias é uma delas. Inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas, tudo isso tem transformado o trabalho da engenharia civil.
O programa AutoCAD, por exemplo, foi lançado em 1983 nos Estados Unidos, revolucionando o mundo dos projetos. De lá pra cá já são 40 anos de evoluções que abriram caminho para novas soluções na área. O BIM - Building Information Modeling é uma delas, que ultrapassa o desenho e proporciona uma modelagem completa de uma obra e suas especificações na tela do computador.
São diversas opções de softwares que projetam, orçam, quantificam e gerem todo um conjunto de informações da construção civil. Hoje é possível monitorar o progresso de um projeto em tempo real e, assim, se antecipar a problemas que podem vir a surgir.
Mas a tecnologia não é o único foco da engenharia civil pro futuro. A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é peça chave para que a área continue sempre crescendo.
Já são muitos anos de pesquisa e buscas por materiais de construção reciclados, melhora na eficiência energética, reaproveitamento de materiais, redução de resíduos e muitas outras ideias que tem como objetivo a preservação do nosso planeta. Produzir uma obra com menos impacto ambiental é hoje uma prioridade nas empresas que tem um olhar para o futuro.
O OrçaFascio como suporte para os projetos de engenharia civil
O uso da tecnologia é primordial para uma empresa de engenharia civil que quer se manter no mercado, pensando no seu papel dentro da sociedade. E o OrçaFascio, com suas ferramentas e soluções para gerenciar e fazer orçamentos está sempre buscando maneiras de mudar o rumo de pequenas, médias e grande empresas.
O OrçaFascio é o software que mudará o futuro da gestão da sua empresa, com inovação, controle de prazos e entrega de orçamentos precisos. Se você quer experimentar, pode realizar um teste grátis. Basta preencher o cadastro aqui.
Leia também: Construção Civil Sustentável: como construir um futuro verde
Acompanhe sempre o Blog do OrçaFascio e fique por dentro das novidades na engenharia civil e construção.
Veja outros artigos

Revit 2026: conheça as principais novidades

Qual a importância de usar a tabela SINAPI

SINAPI: entenda como funciona
Inscreva-se para receber nossas novidades
Fique atualizado de nossos conteúdos e materiais que irão ajudar você a ter sucesso!