Revit 2026: conheça as principais novidades

Software para quem trabalha com BIM ficou mais rápido e recebeu melhorias estruturais e de compatibilidade
Mais de 5.000 clientes revolucionando suas obras
Teste Grátis

O Revit 2026 chegou nesta quarta-feira (2) com uma série de novidades. Desenvolvedora do software, a Autodesk desta vez não trouxe recursos de fazer cair o queixo, mas aplicou várias melhorias que devem agradar profissionais lidando com projetos BIM.

Prestes a completar 25 anos desde seu lançamento, em 5 de abril de 2000, o Revit passou a contar ainda mais com placas gráficas para acelerar processos, e resolveu algumas questões pontuais que geravam frustração entre os usuários.

A Autodesk também corrigiu pequenos problemas e reforçou a compatibilidade com outros programas, formatos de arquivo e até países além dos Estados Unidos - uma questão que mesmo melhorada, só pode ser resolvida plenamente com templates como os que a OrçaFascio fornece gratuitamente.

Imagens com menos engasgos

Uma das principais mudanças vem acontecendo há algum tempo, mas ficou ainda mais evidente com o Revit 2026: a troca parcial da CPU para a GPU.

Apesar de semelhantes, cada sigla lida melhor com aspectos diferentes do computador, tanto que uma se chama Unidade Central de Processamento e a outra, Unidade de Processamento Gráfico.

Historicamente, o Revit dependia demais da CPU, o que faz sentido quando se leva em conta que essa unidade lida melhor com cálculos de modelagem, por exemplo, mas nem tanto quando se trata de renderizar imagens.

Por causa disso, de uns anos para cá, alguns processos visuais foram sendo movidos para a GPU, o que ficou mais evidente com o Revit 2026 graças a algo que a Autodesk chamou de Accelerated Revit Graphics Tech Preview.

Essa mudança trouxe uma navegação notavelmente mais fluida no processamento de modelos bi e tridimensionais – especialmente os de grande complexidade. Em outras palavras, haverá menos engasgos na visualização de projetos.

Sólidos topográficos mais flexíveis

Introduzida em 2024, a ferramenta de edição de sólidos topográficos (ou toposolid) chegou ao Revit como um recurso interessante, porém incompleto, e que só agora reconhece subdivisões com áreas rebaixadas sem que seja necessário efetuar ajustes manuais.

Isso é muito importante porque facilita a modelagem de elementos como estradas e calçadas integradas ao terreno, canais de drenagem, lagos artificiais e valetas, além de áreas de escavação e cortes para fundações, entre outros.

Ainda no tema, uma atualização menor, mas também interessante, passou a permitir que pontos e linhas sejam copiados e colados durante alterações topográficas, de solo e teto.

Para os desenhistas de Revit

Há duas atualizações que devem agradar o grupo dos desenhistas de Revit. A primeira é que agora é possível criar posições fixas em folhas, o que significa que o usuário consegue determinar um lugar específico para determinados elementos e eles se manterão inalterados ao longo do projeto.

Outra novidade é que não é mais necessário adicionar camadas de núcleo em elementos compostos, como paredes, pisos e tetos, o que facilita a criação de estruturas diferentes dentro de um mesmo projeto.

Além disso, o Revit 2026 permite que a prioridade das camadas seja alterada manualmente – antes, a prioridade era definida de acordo com a função de cada camada.

Melhorias de compatibilidade

O Revit 2026 também conversa melhor com outros programas, arquivos e até - de forma limitada – formatos de outros países.

Uma pequena amostra disso veio na globalização de condutores elétricos. Antes, o Revit suportava apenas a convenção AWG, que trata exclusivamente de formatos norte-americanos.

Agora, os campos Tipo de Fio e Tamanho do Fio foram trocados para Tipo de Cabo e Tamanho de Cabo. A queda de tensão também foi removida e foram adicionados outros detalhes sobre os condutores – tudo para gerar mais flexibilidade nos cálculos de condutores para quem está fora dos EUA.

Essa é apenas uma pequena mudança no sentido de internacionalizar o Revit, pois ele ainda é uma plataforma pensada para aquele mercado. Atualmente, a forma mais eficiente de se corrigir essa questão no Brasil é usando plugins e templates que adaptam o programa às normas locais.

Os templates para Revit da OrçaFascio, que já estão disponíveis para Revit 2026, se adaptam às necessidades de cada projeto com famílias, estilos de anotação e parâmetros personalizados – tudo seguindo normas técnicas brasileiras.

Os plugins, por sua vez, aprimoram as funcionalidades do Revit em diferentes áreas, incluindo elétrica, estrutural, hidrossanitária e orçamentária. Teste os plugins gratuitamente!

Outras atualizações

Outros destaques do Revit 2026 incluem aprimoramentos na área de engenharia mecânica, elétrica e hidráulica (MEP), que ganhou um editor contendo pré-visualização de conectores para que seja possível inspecionar a geometria antes de inseri-los ao modelo.

Além disso, agora é possível gerenciar arquivos CAD importados dentro do Revit, e também há suporte a arquivos DXF, DGN, SKP e AXM.

Como se viu, o Revit 2026 é uma atualização relativamente modesta, mas com melhorias de usabilidade que devem facilitar a vida de quem passa o dia imerso no programa.

Compartilhe esse texto
Revit 2025: Conheça as principais atualizações.
Explore as fantásticas atualizações e melhorias do Revit 2025 neste guia exclusivo, que inclui os aprimoramentos específicos em Arquitetura e no Sistema MEP. Descubra também como a integração do maior software de modelagem BIM com plugins e ferramentas digitais impulsiona e agiliza seus projetos, oferecendo uma experiência ainda mais produtiva e eficiente. Por fim, saiba como baixar o Revit gratuitamente e dominá-lo por meio de cursos gratuitos e comunidades online especializadas.
Baixe agora mesmo
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Veja outros artigos

Revit 2026: conheça as principais novidades

Revit 2026: conheça as principais novidades

Software para quem trabalha com BIM ficou mais rápido e recebeu melhorias estruturais e de compatibilidade
3/4/2025
Leia mais
Qual a importância de usar a tabela SINAPI

Qual a importância de usar a tabela SINAPI

Descubra a importância da tabela SINAPI no setor da construção civil! Entenda como ela padroniza custos e garante precisão e competitividade nos orçamentos de obras públicas e privadas.
25/6/2024
Leia mais
SINAPI: entenda como funciona

SINAPI: entenda como funciona

Entenda como funciona o SINAPI, suas características, insumos, composições e outros temas da Engenharia Civil no Blog da OrçaFascio.
24/6/2024
Leia mais
Revit