
Um problema muito comum apontado por engenheiros, arquitetos e demais profissionais da construção civil está relacionado à baixa produtividade. Há vários fatores que geram esse quadro e um deles é justamente a ineficácia da produtividade no canteiro de obras.
Para ajudá-lo a resolver esse problema, fizemos esse artigo apontando o que você pode fazer para melhorar essa situação na prática.
Boa leitura!
Como a baixa produtividade no canteiro de obras prejudica a sua construtora
Quanto mais tempo você gasta para concluir uma obra, menos obras terminam em determinado período. O famoso “tempo é dinheiro”.
E com isso, naturalmente, a empresa deixa de alcançar maiores vendas e maiores lucros. Dessa maneira, o principal problema que a baixa produtividade leva às empresas da construção civil é a perda de lucratividade e de oportunidades.
Há também uma perda considerável na imagem da construtora perante o mercado. A agilidade na entrega da obra é uma das principais exigências do nicho, seja no setor público quanto privado.
Se a sua empresa não consegue cumprir os prazos da entrega de seus serviços e produtos — e entregá-los com a qualidade exigida —, então ela passará a perder credibilidade no mercado.
É importante também comentar sobre a perda de qualidade na construção. A produtividade no canteiro de obras não está relacionada apenas com a quantidade de obras construídas em um período de tempo, mas é referente também à qualidade das construções.
A cada dia, o mercado está mais exigente em relação à qualidade da construção, independentemente da classe econômica do público alvo da obra.
Diversas empresas exigem selo de qualidade construtiva e alguns deles são utilizados como exigência para obtenção de financiamentos em bancos, como o Selo Azul da Caixa Econômica Federal.
Dessa forma, uma empresa bem produtiva consegue entregar muitas obras com a qualidade exigida pelo mercado, aumentando a competitividade da empresa e, consequentemente, a quantidade de negócios que pode fazer no setor.
3 soluções para otimizar a produtividade no canteiro de obras

Entre as dicas e soluções para otimizar a produtividade na construção civil, elencamos aqui três das principais. São elas:
· Layout canteiro de obras;
· Processos de planejamento e gestão;
· Implementação de tecnologia.
1. Layout canteiro de obras
Um aspecto muito importante e muito omitido pelos gestores é o layout do canteiro de obras — e tudo mais que está relacionado a ele. É por conta dessa falta de preocupação que começaremos por ele.
O canteiro de obras é o local mais importante para tratar sobre produtividade na obra e na construção civil, pois é o lugar onde a obra realmente acontece. Desse modo, um canteiro bagunçado gera uma construção desorganizada, enquanto um canteiro com uma boa disposição agiliza e otimiza os processos de construção.
Não existe uma fórmula para montar o canteiro de obras, pois o terreno pode ter diferentes formatos e cada projeto demanda um fluxo específico de acordo com suas especificações. Contudo, é imprescindível aplicar princípios de logística e prioridades.
É necessário priorizar a segurança dos trabalhadores e o fluxo de veículos, materiais e pessoas, de modo que um não atrapalhe o outro. Além disso, alguns espaços obrigatórios devem constar no canteiro. Informe-se sobre os espaços obrigatórios, consultando a NR 18.
O depósito de materiais, presente no canteiro de obras, deve ser de tamanho adequado ao porte da construção, assim como a proteção dos materiais a serem armazenados com segurança e sem contato com matéria orgânica e intempéries que prejudicam a qualidade dos insumos.
2. Processos de planejamento e gestão
No tópico anterior, falamos sobre a parte “mão na massa”. Mas você sabe que construção não é apenas sobre operacional. Existem vários processos que devem ser realizados antes mesmo da obra ser iniciada — e que acompanham a construção até ela ser finalizada.
Estes processos estão relacionados ao planejamento e gestão da construção. Planejamento, de forma resumida, é planejar uma atividade em etapas com sequenciamento racional e lógico, facilitando o trabalho e evitando problemas como atraso e gastos desnecessários.
Entre os principais documentos do planejamento, destacamos o orçamento de obras e o cronograma físico-financeiro.
A gestão se confunde às vezes com o planejamento. E não podemos afirmar que isso seja um erro, pois ambos estão intrinsecamente relacionados. Contudo, a gestão, de forma simplificada, vem após o planejamento — e serve para acompanhar os instrumentos de planejamento.
Há diversas etapas de gestão na obra, como gestão de compras, gestão de fornecedores, gestão da segurança do trabalho, gestão da qualidade e gestão da produtividade.
Com a inserção desses processos, sua obra melhora de forma significativa os processos de planejamento na sua empresa.
3. Implementação de tecnologia
A evolução da construção acompanha a evolução tecnológica. Quando o ser humano inventou a roda e utilizou animais para o transporte, facilitou o deslocamento de materiais da construção. Isso tornou possível carregar materiais por grandes distâncias.
Além das tecnologias que melhoraram a execução da obra em si, outros processos igualmente importantes para a construção foram otimizados.
A metodologia BIM, por exemplo, deu mais um grande salto, levando melhor e maior comunicação entre as disciplinas, unindo a produção de modelos 3D ao orçamento, planejamento, gestão, entre outros.
Dessa forma, implementar tecnologia para a sua construtora contribui de forma muito significativa para a melhora da produtividade. E os softwares de gestão de obras são fundamentais nesse sentido.
Software para gestão de obra para aumentar a produtividade no canteiro de obras
Softwares especializados, como o OrçaFascio, têm a capacidade de otimizar os processos de planejamento e gestão da construção civil, tornando-os mais precisos e ágeis. Sendo assim, aumentar a produtividade na obra garante uma consequência de processos bem executados.
Conheça o OrçaFascio e torne a sua empresa mais eficiente e pronta para alcançar voos mais altos. Faça um teste grátis!
Veja outros artigos

Revit 2026: conheça as principais novidades

Qual a importância de usar a tabela SINAPI

SINAPI: entenda como funciona
Inscreva-se para receber nossas novidades
Fique atualizado de nossos conteúdos e materiais que irão ajudar você a ter sucesso!