A tecnologia na construção civil é utilizada para modelar as edificações que são erguidas. Em suma, podemos resumir o avanço da construção como o avanço da tecnologia, que possibilita novas soluções de engenharia e arquitetura.
Dessa forma, a tecnologia na construção é ferente tanto a equipamento quanto metodologias e softwares. Falaremos um pouco sobre cada um desses processo.
Quanto a novas tecnologias na construção civil, falaremos sobre:
· 1 Equipamentos: impressora 3D;
· 2 Equipamentos: drones;
· 3 Equipamentos: Nível a laser;
· 4 Metodologia: Lean (Construção enxuta);
· 5 Metodologia: 5S;
· 6 Metodologia :BIM;
· 7 Software: Revit;
· 8 Software: Gestão (Trello);
· 9 Software gerenciamento de obras: OrçaFascio.
9 ferramentas que incorporas novas tecnologias na construção civil

Assim, após compreender a importância da tecnologia na construção civil.
1 Equipamentos: impressora 3D
A Impressora 3D serve para diversas indústrias. Produz objetos de forma precisa a partir de uma modelagem feita em softwares. Dessa forma, qualquer produto pode ser feito nessas máquinas, que vão desde objetos de decoração até edificações inteiras.
A produção de uma casa com uso da impressora 3D ocorre com a produção de inúmeras peças. Ou seja, a casa não é construída inteira, pois a impressora teria de ter uma grande dimensão e a produção não compensaria os custos.
Após a fabricação das peças, a casa pode ser montada com grande redução dos custos inerentes a construção. Ademais, a exigência de mão de obra qualificada para a execução reduz bastante, pois a complexidade é reduzida.
A montagem da edificação funciona como a montagem de um jogo de crianças, lego, salva às devidas proporções.
Edificações simples e complexas podem ser edificadas com o uso do equipamento. Países desenvolvidos como Alemanha, Japão, China e EUA são os que se utilizam dessa tecnologia.
2 Equipamentos: drones
Este é outro equipamento com fácil assimilação e a referência a um brinquedo de criança também pode ser realizada. Sabe aqueles carrinhos de controle remoto que era objeto de desejo de toda criança? O drone oferece um uso tão intuitivo quanto aqueles famosos brinquedos.
Contudo, o que era apenas um brinquedo, tomou proporções ainda maiores e oferece uso diversificados, podendo ser aproveitado na construção civil.
Os principais usos do drone na construção civil estão relativos à análise da topografia do terreno, pois é possível ter uma visão superior. Além disso, é possível fazer uma inspeção em áreas de difícil acesso.
Outra utilização é referente ao cabeamento de torres de energia elétrica. Ademais, o drone pode ser utilizado para realização de fotos e vídeos para fins de propaganda dos empreendimentos — esse uso é muito aproveitado por construtoras.
3 Equipamentos: Nível a laser
A nivelação do terreno e da construção é um dos aspectos mais importantes de qualquer construção. Caso isso não seja realizado, a obra terá problemas que vão desde problemas estruturais até questões de escoamento das águas pluviais.
Atualmente, o principal instrumento utilizado são as mangueiras de nível, mas elas não são tão precisas. Assim, o nível de laser pode ser usado para marcação e alinhamento do prumo, marcação dos forros, marcação das paredes, etc.
Vale destacar que a utilização desse equipamento é essencial para que o profissional tenha conhecimento do sistema. Ou seja, requer mão de obra especializada. Todavia, o resultado final compensa o investimento.
4 Metodologia: Lean (Construção enxuta)
Entrando nesta nova categoria, podemos destacar a metodologia Lean, que se enquadra também como uma das tecnologias sustentáveis na construção civil.
A metodologia Lean se consolida no Japão após a segunda guerra mundial. Foi uma alternativa das indústrias automobilísticas do país para competir com as grandes empresas dos EUA e Europa, pois o país estava arrasado pela guerra e tinha pouco acesso a matéria-prima.
Logo essa metodologia se expandiu para outros segmentos do mercado, como a construção, quando recebeu um novo nome (Lean Construction).
Entre os principais pontos da Lean Construction, destacamos a redução do desperdício e mudança organizacional da empresa, com aumento do foco no produto.
5 Metodologia: 5S
Esta é outra metodologia de gestão que tem raízes no Japão e organiza a estrutura organizacional da empresa. Lida com 5 princípios: Seiri, Seiso, Shitsuke, Seiketsu e Seiton.
· Seiri – senso de utilização: combate distrações que atrapalham a produtividade do negócio;
· Seiso – Senso de limpeza: Aborda sobre um ambiente de trabalho harmônico e adequado para o trabalho satisfatório de todos os funcionários. Assim, assim como os efeitos recaem sobre todos os profissionais, a responsabilidade é de todos — da parte mais alta da hierarquia à mais baixa;
· Shitsuke – Senso de disciplina e autodisciplina: corresponde ao senso criado pela implementação do sistema 5S na empresa;
· Seiketsu – Senso de padronização e saúde: Cria um cenário favorável à implementação de todas as esferas do 5S;
· Seiton – Senso de organização: é referente à organização da empresa, tanto a nível macro (setores inteiros), quanto ao nível micro (cada colaborador);
6 Metodologia: BIM
A tecnologia BIM na construção civil foi durante muito tempo uma das mais promissoras. Atualmente não é mais, pois se tornou uma realidade. Dessa maneira, toda empresa moderna deve usar a tecnologia BIM para realizar processos que vão desde a obtenção das plantas técnicas de projeto até etapas de planejamento e orçamento.
Vale destacar que a implementação de uma ou outra metodologia não exclui a possibilidade de adoção de outras. Por exemplo, todas as metodologias citadas podem ser potencializadas se forem implementadas juntas.
7 Software: Revit
O Software Revit é o mais famoso software de tecnologia Revit, e pertence a empresa Autodesk. Seu uso requer licença que variam de acordo com o tipo de profissional e empresa que a requere.
Há também licenças gratuitas para estudantes, sejam eles de graduação ou pós-graduação.
Ele é utilizado especialmente por arquitetos e engenheiros. É de fácil utilização e integra diferentes processos relativos à construção.
8 Software: Gestão (Trello)
Este não é um software exclusivo da construção civil. Todavia, pode ser aplicado com maestria, principalmente no que diz respeito à gestão de equipe. Nesse programa são criadas equipes e tarefas e, conforme as etapas são concluídas, os cartões são atualizados.
O uso desse programa é bastante intuitivo e não requer treinamento para a sua utilização. Rapidamente os gestores e profissionais conseguem aprender a manuseá-lo com perfeição.
9 Software gerenciamento de obras: OrçaFascio
Duramente muito tempo, o mercado de engenharia e construção ficou restrito a uma demanda muito técnica. Dessa maneira, aspectos de gestão eram negligenciados ou feitos com pouca assertividade.
Com o tempo, o mercado vem fazendo essa correção. As grades dos cursos de engenharia e arquitetura dão cada vez mais destaque aos processos de gestão. Além disso, novos softwares têm surgido com foco na gestão e gerenciamento da construção.
Entre os programas que tratam sobre a gestão, destacamos o OrçaFascio, criado no Brasil e que oferece opções completas para a gestão completa do empreendimento. Dessa forma, envolve tanto a questão do planejamento quanto o orçamento de obras.
Há a opção de automatizar diversos processos, resultando na produção do orçamento até 8x mais rápido que os métodos convencionais. Além disso, o uso de tabelas de composição de preço e adequação às exigências do TCU o colocam como software ideal para empresas com foco em licitações públicas.
Ademais, o OrçaFascio oferece expansões, como o plugin OrçaBIM, que o integra ao BIM, e o OFelétrico, que promove uma produção rápida, barata e eficiente de projetos elétricos.
Sendo assim, a evolução da tecnologia na construção civil dita como o mercado se comportará nos próximos anos. E as empresas do setor devem estar atentas para utilizar as ferramentas adequadas para não ficarem para trás. Gostou do que leu? Então conheça também as ferramentas modernas de inovação!