BLOG

Qual é o melhor software BIM?

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

A tecnologia BIM é uma das principais ferramentas de modelação dos tempos atuais. É utilizada para vários aspectos, que variam desde a elaboração de plantas técnicas, maquetes eletrônicas e até mesmo a gestão da construção. Dessa forma, é importante conhecer sobre software BIM e as opções disponíveis no mercado.

Com o intuito de abordar essa questão, preparamos este artigo. Abordaremos os principais pontos dessa tecnologia. Ao final, destacaremos os principais softwares do mercado, destacando seus pontos positivos e negativos.

Continue lendo e confira!

O que é um software BIM

O que é um software BIM

Antes de conhecer sobre software BIM, é importante saber o que é o BIM e o que representa essa nova tecnologia para projetos da construção civil. BIM é a sigla para Building Information Modeling, que em tradução livre é a Modelagem de Informação da Construção.

Mas afinal, como funciona o BIM? Esta é uma tecnologia que utiliza informações para criar um modelo digital da construção, respeitando todos os elementos que compõem uma obra de construção, desde os materiais até o orçamento.

O BIM começou a ser sugerido de fato como tecnologia na década de 1990, aproveitando o avanço da informática e computação para se estabelecer como uma alternativa viável.

O principal ponto positivo dessa tecnologia está na integração de informações de diferentes áreas, como engenharia e arquitetura. Isso é feito a partir de informações paramétricas. Dessa forma, uma informação inserida em uma planta baixa é adicionada automaticamente em todos os demais setores.

Assim, tanto as plantas de corte como perspectivas e orçamento de obra são modificados, gerando um resultado mais integrado, diminuindo a ocorrência de erros e diminuindo a quantidade de retrabalho necessário em cada projeto.

Além destas questões, é importante conhecer outros conceitos importantes, tais como:

·   Interoperabilidade BIM;

·   Open BIM;

·   Parametrização da construção.

O que é interoperabilidade BIM

Interoperabilidade é a capacidade oferecida aos usuários de um determinado software de trocar dados e informações com outros softwares por meio de um padrão convencional feito para isso. Os softwares BIM apresentam, em geral, essa capacidade, sendo o mais comum o envio de arquivos DWG para RVT.  

O que é Open BIM

Open BIM é uma abordagem recente dentro do universo da modelagem de informação da construção. Conta com a colaboração de diferentes agentes, de todo a acolher diferentes fornecedores de softwares, proprietários de edifícios e profissionais (engenheiros, arquitetos, construtores, designers, etc.).

O Open BIM visa a colaboração harmônica e simplificada de profissionais e projetos BIM em toda a região do planeta, independentemente do software escolhido.

Esta é uma iniciativa liderada pela buildingSMART, que visa criar um ambiente mais propício para a aplicação de softwares que se utilizam da tecnologia BIM.

Parametrização da construção

Parametrização é o processo de decisão e definição dos parâmetros adequados para uma especificação completa ou relevante de um modelo geométrico. A parametrização permite a integração de diferentes tipos de abordagens sobre um modelo, conferindo agilidade na composição deste.

Entre as principais aplicações deste conceito, temos a própria construção civil. A alteração do objeto em uma vista 2D altera também a produção do objeto em 3D, garantindo maior agilidade para a composição do projeto.

Principais softwares BIM

Agora falaremos sobre os principais softwares BIM do mercado e sobre as principais características de cada um deles. São eles:

·   Revit (Autodesk);

·   Archicad (Graphisoft);

·   Allplan Architecture (Nemetschek Company);

·   AECOsim Building Designer (Bentley);

·   Digital Project (Gehry Technologies).

Revit (Autodesk)

O Revit é um dos softwares mais populares a utilizar a tecnologia BIM. Ele é muito útil para a arquitetura e engenharia, com integração muito positiva para projetos dessas duas áreas. Dessa forma, conta com modelos imersivos e visualizações detalhadas, além de ferramentas multidisciplinares.

Como ponto negativo, o software apresenta uma exclusividade de compatibilidade em relação ao sistema operacional: apenas ao Microsoft Windows. Além disso, é necessário pagar uma licença que gira em torno de R$ 1.400 ao mês ou R$ 10 mil anual.

Archicad (Graphisoft)

Este software BIM está mais voltado para a arquitetura e os profissionais arquitetos. Ou seja, é mais indicado para processos relacionados ao projeto arquitetônico e modelagem.

É compatível com Mac e Windows. Além dos arquitetos, pode ser utilizado por planejadores urbanos e designers, pois otimiza processos de fluxo de trabalho. Foi uma das primeiras ferramentas BIM, e apresenta como uma de suas principais características a capacidade de criar geometria 2D e 3D simultaneamente.

Allplan Architecture (Nemetschek Company)

Este software é uma solução de modelagem da informação da construção universal. Muito precisa, oferece aos seus usuários todo o controle dos processos relativos ao processo e a capacidade de produzir objetos e modelos construtivos com ousadia, criatividade, flexibilidade e, acima de tudo, precisão.

Entre os principais pontos positivos deste software, destaca-se a liberdade para design para objetos 3D e visualização no mais alto nível, além de propor uma gestão otimizada dos dados relativos à construção.

AECOsim Building Designer (Bentley)

Este sistema de software é voltado ao projeto de construção. Foi desenvolvido com a finalidade de, além de projetar, analisar, construir e gerenciar qualquer obra de infraestrutura, independentemente da escala ou tipologia. Pode ser utilizada por arquitetos, assim como engenheiros civis, estruturais e mecânicos.

Entre as principais características positivas deste software, podemos destacar a colaboração eficaz entre diferentes equipes multidisciplinares; fluxo de trabalho simplificado; eficiência na produção e gestão de documentos relativos à construção.

Digital Project (Gehry Technologies)

Este software foi desenvolvido de modo que consegue desenvolver modelos tanto em formato BIM quanto em CAD, não importando a complexidade geométrica do objeto.

Apresenta como ponto positivo grande interoperabilidade, assim como uma escalabilidade ilimitada.

Ferramentas BIM

Além dos softwares, existem outras ferramentas BIM disponíveis no mercado. Estas ferramentas servem para atender todas as exigências quanto à construção. Afinal, o BIM é composto de diversas dimensões, incluindo custos e planejamento.

A esfera relacionada aos custos ou orçamento é 5D e é uma das mais importantes quando falamos de planejamento e gestão de obras.

Dessa forma, é importante buscar a interoperabilidade do BIM para trazer resultados mais efetivos para o orçamento.

E quais são os softwares que mais se destacam no mercado? Uma opção é software OrçaFascio, que apresenta tabelas de composição de preço atualizadas e é feito para se adequar às regras do TCU. Portanto, é um software muito indicado para empresas que buscam participar de processos de licitação.

Ademais, o software conta com diversas ferramentas de gestão, que vão desde o planejamento até o acompanhamento de obras.

O plugin OrçaBIM da OrçaFascio é uma excelente ferramenta para quem deseja integrar a tecnologia BIM ao software, obtendo assim resultados mais expressivos quando falamos sobre orçamento de obras.

Afinal, qual o melhor software BIM?

qual o melhor software BIM?

Como você pode ter reparado, existem muitas opções de software BIM disponíveis no mercado. Desse modo, cada um deles apresenta características distintas e, portanto, são indicados para situações diferentes.

Vários fatores devem ser adotados antes de escolher um ou outro software. E, dependendo da empresa, pode ser exigida uma solução de software selection a fim de otimizar essa tomada de decisão.

Sendo assim, a escolha do software BIM é fundamental para escritórios de arquitetura e engenharia, assim como construtoras e incorporadoras. A tecnologia se faz cada vez mais necessária em projetos privados e começa a ser uma exigência para projetos de obras públicas. Gostou do que leu? Então conheça mais sobre BIM Manager!

Compartilhe essa publicação