BLOG

Como ter mais controle na medição de obras públicas

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

A medição de obras pode ser utilizada como instrumento de correção. Isto é, na medida em que se busca a garantia de que a obra seja executada com eficiência e dentro dos padrões econômicos e de qualidade esperados e compatíveis aos que são exigidos pela lei e pelo projeto. Dessa maneira, a medição de obras públicas é importante para atender a todos os parâmetros indicados.

A construção civil é uma atividade que se caracteriza por um grau elevado de complexidade e essa complexidade pode aumentar ou diminuir de acordo com a natureza de cada obra. Para que a obra aconteça, é necessário definir de forma antecipada os insumos, mão de obra, materiais, equipamentos de apoio, recursos quantitativos e financeiros.

Ter um plano onde tudo isso seja bem descrito e organizado é fundamental para acompanhar todo o processo de execução da obra, que pode ser, a depender da sua complexidade, dividida em diferentes partes.

Tal plano pode ser definido como medição de obras. Para que você entenda mais sobre o assunto e como ter mais controle na medição de obras públicas, fizemos artigo.

Leia tudo e confira!

O que é medição de obra?

De forma geral, podemos definir a medição de obra como um método de controle e acompanhamento capaz de discernir os diferentes serviços que entram na composição da construção civil, além de permitir que estes serviços possam ser avaliados, mensurados e, principalmente, questionados.

Desse modo, pode-se afirmar que cabe à medição de obra analisar a compatibilidade entre o que foi executado, o que está previsto no projeto e nos quantitativos do orçamento da obra.  

Tal método ou plano é capaz de organizar a gama de atividades e serviços a serem considerados durante o desenvolvimento da obra, de modo a não omitir qualquer serviço ou atividade necessária para o perfeito processo de construção.

Como cada construção exige um esforço e um trabalho particular, pois apresenta características particulares, são exigidos, para cada caso, insumos diferentes. Por isso, a medição de obras costuma ser dividida e aplicada de acordo com a especificidade da obra.

Vamos supor que esteja em andamento uma construção de um condomínio com 8 torres, área de lazer com piscina e campo de futebol, espaço para convivência, academia e salão de festa. Essa obra, certamente, é complexa e envolve mais de uma construção, se observarmos com atenção.

O material que será utilizado para fazer a piscina ou o campo de futebol não será igual ao que será utilizado para construção das torres residenciais.

Dessa maneira, o mais recomendado, segundo especialistas da área, é que a mediação seja feita por parte, pois assim a medição se torna mais efetiva. Com a divisão adequada dos serviços, torna-se mais palatável medir a qualidade do trabalho, comparando-o com o projeto norteador.

Por que a medição de obras é fundamental?

Quando uma obra é planejada, é necessário que se domine de forma segura não apenas a execução da construção. Mas, sobretudo, os instrumentos que controlam a qualidade e que permitem acompanhar a obra e a execução dos serviços, incluindo o orçamento.

Assim, a medição de obra é uma excelente ferramenta e apresenta grande importância, pois possibilita atestar a qualidade da obra e checar se tudo está sendo feito conforme o programado.

A função do controle e avaliação desempenhada pela medição de obra, no processo de construção civil, apresenta algumas finalidades de grande importância, como:

  • Identificação de problemas, erros e falhas no processo de aplicação do material de construção. Com isso, busca-se a correção desta aplicação de forma a evitar que a qualidade da obra seja colocada em xeque;
  • Fazer com que os resultados na realização da obra estejam, tanto quanto for possível, próximos dos objetivos do projeto de construção básico, que guia a obra. Ou seja, de acordo com o que foi planejado;
  • Produzir informações gerenciais que proporcionam uma tomada de decisão mais precisa e rápida, buscando intervir nos processos construtivos da obra quando for necessário.

A partir desses objetivos, a medição de obra pode ser usada como instrumento de correção, na medida em que busca garantir que a construção seja feita de forma eficiente. Isto é, dentro dos padrões de qualidade esperado e compatíveis com o projeto e, para os casos de obras públicas, de acordo com o que foi exigido pelo órgão e edital.

Como ter maior controle na medição de obras públicas ou o que considerar?

Ao medir uma obra pública, deve-se atentar aos seguintes itens:

  • Azulejos, cerâmicas e pedras: cujo cálculo deve ser feito de acordo com o m² que o material reveste;
  • Esquadrias e grades que deve considerar o m² para a área real da construção;
  • Estrutura para cobertura em que é considerado, na medição, a área de projeção horizontal por m². Se a cobertura for de telhas, é necessário relacionar o m² ao ponto do telhado para telhas cerâmicas. Para coberturas com telhados complexos, é necessário trabalhar com grandezas;
  • Alvenaria de tijolos, em que existe a necessidade, durante a medição, de descontar a área que exceder 2m², levando em consideração os vãos como portas, janelas, etc. Caso os vãos sejam iguais ou superior a 2m², não há necessidade de desconto;
  • Alicerce de pedra a medição deste item pode ser feita de três formas. Em metro, metro quadrado ou metro cúbico;
  • Reaterro de cavas, cujo cálculo deve ser feito de modo a realizar o cálculo entre a diferença do volume das cavas e o volume dos elementos da fundação. Caso os dados estejam indisponíveis, é necessário utilizar 80% do volume escavado. Atenção! Este é um dado estimado;
  • Escavação para fundações, que deve levar em consideração o volume fatídico da cava;
  • Limpeza de terreno, que deve levar em consideração a área de ocupação por m² com acréscimo de 3 metros em toda a periferia do terreno.

Módulo medição OrçaFascio

Outra ação importante para tornar a medição de obras públicas mais ágil e efetiva é por meio do uso de softwares, como oferecido pela OrçaFascio, que apresenta um módulo inteiramente voltado para a medição de obras.

Ele apresenta diversas funcionalidades como: planilha de medição, aditivo de medição, cadastro de empreiteiros, cadastro de fiscais, cadastro de obras, relatório fotográfico, entre outros.

Outro ponto bastante positivo se dá na produção automatizada de relatórios como planilha de levantamento, medição da obra, medição da obra resumido, medição da obra exibindo apenas itens quantitativos, medição por empreiteiro, Curva ABC de insumos de uma medição, relatório fotográfico, etc.

Sendo assim, saber como ter mais controle na medição de obras públicas é fundamental para tornar mais ágil, seguro e econômico trabalhar com obras públicas. É necessário mesclar técnica e ferramentas para tornar essa ação melhor.

Gostou do que leu? Então, aproveite e teste grátis por 7 dias todo o sistema OrçaFascio, incluindo o Módulo de Medição de Obras.

Compartilhe essa publicação