
A história da construção pode ser explicada em grande parte pela evolução dos sistemas construtivos. E um dos elementos mais revolucionários na história recente da engenharia é o concreto protendido, que otimizou as características já conhecidas do concreto armado.
Apesar de ser um sistema revolucionário para os sistemas estruturais, ainda existem profissionais e empresas que não conhecem o suficiente sobre esse sistema. Com o intuito de abordar mais sobre o concreto protendido, preparamos este artigo especialmente para você.
Falaremos sobre o que é o material e como funciona o concreto protendido. Em seguida destacaremos as vantagens e desvantagens, tipos de concreto protendido e principais obras.
Continue lendo e confira!
O que é concreto protendido?
Concreto protendido é uma das técnicas mais modernas de sistemas estruturais na construção civil. O material é um dos que mais potencializa os atributos relacionados à resistência das construções mais robustas e que exigem o vencimento de grandes vãos.
Entre uma das vantagens do material, que iremos comentar de forma mais profunda posteriormente, temos a minimização do surgimento de fissuras e deslocamentos na estrutura, o que leva a um aumento na vida útil dos elementos, dos materiais e da própria obra em si.
Com a preparação e especialização, é possível utilizar o método para reduzir custos e construir com competitividade. E o que é de fato o concreto protendido? Esse material é referente à utilização de armadura ativa, que comprime previamente a estrutura com o objetivo de anular ou ao menos minimizar a fissuração e os deslocamentos dela.
Para entender melhor essa técnica, é necessário compreender o conceito de armadura ativa. A explicação mais técnica e elaborada sobre o tema está presente na NBR 6118/2014 que traz essa definição:
“Constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de pro-tensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial”.
Assim, a armadura ativa é um aço de resistência (cordoalhas ou fios para concreto protendido) e oferece resistência muito maior à tração que o concreto armado.
Vantagens e desvantagens do concreto protendido
Entre as vantagens do concreto protendido, destacamos:
- Flexibilidade para layout arquitetônico;
- Maior impermeabilidade e durabilidade da estrutura pelo controle de fissuração;
- Redução do pé direito do subsolo, o que impacta na redução de escavação e de contenção;
- Redução do consumo de fôrma;
- Redução do consumo de aço;
- Redução de pilares;
- Redução de vigas;
- Estruturas mais esbeltas.
Já entre as desvantagens, podemos destacar:
- Compatibilização de instalações e projetos complementares se torna mais difícil, pois furar a laje pode atingir os cabos ou cordoalhas;
- Utilização obrigatória de equipamentos altamente tecnológicos;
- Necessidade de domínio da técnica, o que exige projetista estrutural com experiência em concreto protendido e empresa especializada.
Tipos de concreto protendido
O concreto protendido pode ser dividido em três tipos: protensão com aderência inicial; protensão com aderência posterior e protensão sem aderência.
Protensão com aderência inicial
Esse tipo de concreto protendido é realizado no pré-alongamento da armadura atividade (fios ou cordoalhas) antes que o concreto seja lançado na estrutura. É muito utilizado em processo de concretagem de elementos pré-fabricados.
Protensão com aderência posterior
Esse tipo de protensão é aplicada após o processo de cura do concreto. Para esse tipo de concreto protendido, são utilizados macacos hidráulicos para sujeitar a armadura ativa aos valores de tensão que são calculados de maneira prévia pelo engenheiro calculista.
Protensão sem aderência
Esse tipo de protensão é executada após o processo de cura e não há aderência entre a armadura ativa e a peça de concreto. Dessa forma, a armadura é colocada em dutos com bainhas metálicas com adição do plástico.
E a escolha entre um tipo ou outro de concreto protendido varia de acordo com inúmeros fatores, como mão de obra disponível e condições particulares a cada empreendimento.
Obras em concreto protendido
Agora que você já conhece o material, saberia responder algumas obras que foram construídas com utilização desse sistema? Reunimos aqui alguns exemplos e falaremos um pouco sobre eles:
· Museu de Arte Moderna em São Paulo (MASP);
· Museu de Arte Contemporânea de Niterói;
· Ponte Rio-Niterói.
Museu de Arte Moderna em São Paulo (MASP)
O MASP é um dos edifícios mais icônicos da cidade de São Paulo e possivelmente um dos mais famosos. Encontra-se na Av. Paulista, uma das mais famosas da cidade e foi projeto de Lina Bo Bardi, Ítalo-brasileira e uma das arquitetas mais importantes do século XX.
A edificação é um museu e possui apenas 4 pilares, que são contínuos e funcionam também como vigas. Há um grande vão abaixo da estrutura que permite livre circulação e aglomeração. Por isso, é um dos locais escolhidos como reunião antes de atividades civis públicas, como manifestações.
Além do design arrojado, uma das características da obra está no uso do concreto protendido, o que permitiu a existência de um grande vão.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um dos projetos mais maduros de Oscar Niemeyer, mais famoso arquiteto brasileiro do século XX, responsável por diversas obras mundo afora, como os palácios e prédios governamentais da cidade de Brasília, Igreja da Pampulha, Sede do Partido Comunista Francês, entre outros.
Niemeyer sempre admirou o concreto armado e viu nesse material o ingrediente fundamental para desenvolver a sua arrojada arquitetura. Inimigo da monotonia da forma, suas obras eram muito exigidas na questão estrutural e logo o arquiteto precisou de sistemas mais resistentes.
O concreto protendido então passou a ser utilizado e a obra mais famosa dele com uso desse sistema é o Museu de Niterói.

Ponte Rio-Niterói
Outra importante obra que usa o concreto protendido é a Ponte Rio-Niterói, construída na década de 1970. Seu nome original é Presidente Costa e Silva e teve a construção iniciada ainda em 1968, mas só foi inaugurada em 1974.
Conta com mais de 13 km de extensão, sendo 9 deles sobre o mar. Em seus pontos de maior altura, conta com pilares de até 30 metros. As fixações das estruturas da ponte foram feitas com uso de cabos de protensão.

Como você pode ver, o concreto protendido é uma excelente alternativa para vencer grandes vãos e obter um resultado mais eficiente que o concreto armado. Sua utilização exige mão de obra extremamente qualificada, o que pode ser um problema para regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Contudo, é uma alternativa válida para grandes projetos.
Gostou do que leu? Aproveite e conheça 16 tipos de concreto e suas aplicações nas construções.
Veja outros artigos

Revit 2026: conheça as principais novidades

Qual a importância de usar a tabela SINAPI

SINAPI: entenda como funciona
Inscreva-se para receber nossas novidades
Fique atualizado de nossos conteúdos e materiais que irão ajudar você a ter sucesso!