
A dimensão BIM 4D é apenas uma das muitas outras dimensões do BIM. Esta dimensão trata sobre a questão do planejamento do projeto e construção, etapa fundamental para a construção eficiente e produtiva das edificações. Dessa maneira, é importante que os profissionais da construção saibam o que é planejamento 4D.
Com o intuito de abordar essa questão, fizemos esse artigo. Relembraremos rapidamente o conceito de BIM e destacaremos o que é o planejamento 4D, para que ele serve, suas vantagens, desafios e sua aplicação na construção. Ao final, falaremos sobre alguns cases de sucesso do uso dessa dimensão no mundo.
Ficou interessado? Então acompanhe este artigo até o final para saber tudo sobre o assunto!
O que é o BIM 4D?
BIM é a sigla para Building Information Modeling (Modelo da informação da construção). É uma metodologia revolucionária para a construção civil pois alterou de forma completa a forma de projetar, planejar e executar obras e edificações.
Profissionais conseguem, com uso dessa tecnologia, elaborar um modelo digital da construção, fiel ao que existirá no ‘mundo real’. A partir desse modelo digital, todas as informações podem ser extraídas (informações gráficas de plantas baixas, cortes, etc.; informações de planejamento, orçamento, sustentabilidade, entre outros).
Existem diversas esferas do BIM: 2D – Gráfico; 3D – Modelo; 4D – Planejamento; 5D – Orçamento; 6D – Sustentabilidade e 7D – Gestão da manutenção.
Aqui daremos maior atenção à esfera 4D do BIM. Afinal, para que serve a quarta dimensão do BIM? Como adiantamos, essa esfera está relacionada ao planejamento.
Essa esfera do BIM vem sendo utilizada na construção civil com a finalidade de tornar o planejamento e controle de obra mais eficaz, atendendo as premissas que foram determinadas na fase do projeto e também levando um resultado mais fiel para as obras.
Isso ocorre, pois, conduzir um planejamento de obras modernas e inteligentes é um desafio para quem trabalha na atual indústria da construção civil. Do momento em que o projeto é elaborado até a entrega da obra, diversos fatores influenciam para o resultado final. Especialmente em relação aos custos.
Além disso, o gestor deve se preocupar com o ciclo de vida da obra também, o que confere uma importância ainda maior para a etapa de planejamento.
Vale destacar que a esfera de planejamento não está dissociada das outras esferas. Muito pelo contrário, para que a etapa de planejamento seja eficiente, é importante que todas as outras sejam elaboradas de maneira adequada.
Entre as dimensões que se associam, destacamos a BIM 4D e BIM 5D. Entre as principais aplicações da dimensão 4D do BIM, podemos falar da:
- Construção: facilitando o acompanhamento de obra;
- Estudo de viabilidade: fornecendo informações que melhoram a elaboração desse documento;
- Integração com o cronograma físico-financeiro;
- Monitoramento: fiscalização das normas, planejamento e orçamento de obra.
Vantagens do BIM 4D
Entre as vantagens que a dimensão 4D do BIM proporciona, falaremos aqui sobre as 4 principais: redução de custos; apoio à decisão melhores resultados em menos tempo e otimização do planejamento.
Redução de custos
A primeira vantagem do BIM 4D está relacionada à redução de custos, algo que é de interesse a todas as empresas do ramo da construção civil. O mais importante é que a redução de custos não vem acompanhada da perda de qualidade na entrega de produtos e serviços.
Segundo pesquisa realizada nos EUA, o uso da esfera 4D do BIM proporciona:
- Redução de até 40% das mudanças orçamentárias que não estavam previstas;
- Redução em até 80% do tempo gasto para elaboração de estimativas de custos;
- Redução de até 3% nos custos com imprecisões;
- Redução de até 7% no tempo de execução do projeto.
Apoio à decisão
A tomada de decisão dos gestores da construção se torna muito mais eficiente, uma vez que a dimensão 4D permite que a empresa analise inúmeros cenários previstos e faça a previsão dos efeitos de muitos cenários que podem ser analisados por conta dessa nova metodologia.
Melhores resultados em menos tempo
Um procedimento muito importante para o setor da construção está na padronização. Com padronização dos processos de planejamento, há uma sensível melhora nos resultados obtidos pelas construtoras. E tudo isso com menos tempo.
Otimização do planejamento
Por fim, não poderíamos deixar de abordar sobre a otimização da etapa a qual essa dimensão do BIM se propõe: o planejamento. Por si só, essa etapa é fundamental para qualquer obra, projeto ou empresa. Por isso, o uso de metodologias disruptivas, que levam em consideração o projeto do início até o fim do seu ciclo de vida, se torna mais importante.
Isso ocorre, pois, o processo de planejamento se torna mais compatibilizado com outros processos (como o orçamento) e se torna mais eficiente com o BIM 4D.
Desafios para sua implementação
Os desafios para a implementação da dimensão de planejamento do BIM são semelhantes aos desafios da implementação do BIM em geral. Isto é, em geral a dificuldade está na própria resistência dos profissionais em aprender e utilizar uma metodologia nova.
Em geral, há o pensamento de que o que sempre deu certo não precisa ser mexido. Contudo, é importante deixar claro o potencial do uso da metodologia, apontando principalmente as vantagens da redução de custos e redução de tempo para produção de etapas como o próprio planejamento e orçamento.
Recomenda-se uma implementação gradual dos processos para que ela se torne mais efetiva e enfrente menos resistência dos profissionais. Aliado a isso, é aconselhável o investimento na capacitação técnica dos profissionais.
O uso do 4D em projetos de arquitetura e engenharia
Como falamos ao longo do artigo, a dimensão 4D do BIM é relativa à etapa de planejamento da construção. Dessa maneira, ela potencializa uma etapa que já existe na maioria das construtoras e empreiteiras.
Além disso, empresas de engenharia e arquitetura que já utilizam a metodologia BIM também são privilegiadas, pois os seus produtos e serviços são privilegiados, pois fornecem maior integração com as etapas subsequentes da obra.
Cases de sucesso no uso do BIM 4D
O primeiro caso de sucesso de BIM 4D está em uma filial da Disney na cidade de Shanghai, China — Shanghai Disney Resort. Esse empreendimento utilizou o BIM em todas as suas dimensões e foi inaugurado no ano de 2016. O uso de tecnologia de ponto (softwares, equipamentos e metodologias foi o ponto alto do projeto).
Outro case de sucesso no mundo é a WHIZDOM 101, localizado no sudeste asiático (Tailândia), o que mostra a força do continente na utilização da tecnologia BIM. Assim como exemplo anterior, essa edificação a metodologia BIM por completo, incluindo a etapa de planejamento.
Sendo assim, o BIM 4D é uma dimensão muito promissora do BIM, pois alia a redução de custos à redução de tempo para produção de um determinado empreendimento. Aliado às outras dimensões do BIM, ela tem tudo para modernizar a construção civil na sua construtora.
Gostou do que leu? Então, conheça mais sobre a dimensão 5D do BIM!
Veja outros artigos

Revit 2026: conheça as principais novidades

Qual a importância de usar a tabela SINAPI

SINAPI: entenda como funciona
Inscreva-se para receber nossas novidades
Fique atualizado de nossos conteúdos e materiais que irão ajudar você a ter sucesso!